"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Falhas e Falhanços


Tenho evitado falar disto. Confesso que até nem gostava de falar e faço-o mais por uma necessidade, do que por querer. Necessidade para que não cai no esquecimento.

Refiro-me à actuação da Selecção Sub-21 no Campeonato da Europa que está a decorrer na Holanda.

Depois de Queiroz ter atingido o sucesso com as nossas camadas jovens e depois dessa geração ter sido denominada a “Geração de Ouro”, a responsabilidade que caiu nas gerações futuras foi mito grande e isso todos nos o sabemos.
Sabemos também que temos uma boa selecção, mas depois da desgraça do ano passado, ninguém contava com esta atitude agora.

Os objectivos estavam traçados e estes eram chegar ás meias-finais para assim obtermos o acesso aos Jogos Olímpicos.
Depois da estreia com a Bélgica, jogo que resultou num empate, veio a derrota com a Holanda.

Semelhanças nos dois jogos: a má exibição da equipa portuguesa e a entrada em campo, como já tivessem a vitória no papo.

Portugal está mais uma vez e sem necessidade, agarrado à calculadora à espera dos resultados de 3ºs para poder seguir em frente na competição.
Os nossos jogadores tem o estatuto de vedetas, o estatuto que se alguns merecem, outros não. Mas é, tendo em conta a idade deles, um estatuto difícil de suportar e provar.
Nani, mostra que não vale o que custou aos cofres do United, João Moutinho está apagado e salva-se o sempre inconformado, Hugo Almeida, entre outros, felizmente.

Quem não ajuda é José Couceiro, e quando será que se irão aperceber disso? Normalmente, um treinador de selecção das camadas jovens, constrói a sua carreira, desde a selecção mais baixa e vai progredindo.

Couceiro caiu de pára-quedas num mundo a que não pertence e a sua expulsão no último jogo, onde mostra a falta de modos e a arrogância que o caracterizam, quer dizer alguma coisa. (Sim afinal de contas, penso que a sua tentativa para chegar, aos calcanhares de Mourinho, em termos de pintarola o afastam dos objectivos iniciais).

É necessário reformular todo o trabalho que foi feito até agora, para que a nossa selecção prove no campo o valor teórico que carrega às costas.

By Dona Barbatana

Sem comentários: