"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Iguais, mas afinal diferentes

Na passada sexta-feira de manhã, o programa Opinião Pública, transmitido pela Sic Notícias, foi dedicado a um assunto, que como ficou comprovado pelo elevado número de telefonemas, tirou muitos portugueses do sério e com razão.

Não é que agora, o Sr. Joaquim Evangelista, quer que se crie um fundo de pensões destinado aos jogadores com mais de 35 anos?

Depois de muito ter protestado, quando o Governo de Socrátes decretou e bem, que os jogadores iriam começar a pagar impostos, o Sr. Evangelista, apresenta agora uma medida impopular.

O Sr. Presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol, avança nesta medida, como sendo uma solução, ao fim das taxas reduzidas, que o Governo pretende implementar, aos jogadores de futebol. No estado em que o país se encontra e numa altura em que se pedem esforços e contenção à população, não podem existir excepções, ainda mais quando se trata de jogadores de futebol, que auferem os salários que todos conhecem.

Afirmar-se que existem 70% de jogadores desempregados ou com salários em atraso ou com vencimentos a baixo da média, não pode ser argumento para tudo ou desculpa para que os futebolistas continuem a ser a profissão mais privilegiada do país.
Este Sr. Tem ainda o que eu intitulo de “lata” o seguinte, os jogadores não têm o hábito de poupar ou melhor, “como começam a carreira muito cedo, os jogadores são forçados a abandonar a carreira e quando chegam ao fim, estão desempregados”.

Amigo Evangelista, os jogadores de futebol, seguiram a sua carreira de livre vontade. Tomaram as suas decisões conscientes do que estavam a fazer.

Agora o que este Sr. se esquece é que quando fala em jogadores de futebol, está a falar no geral, aceitando-se claro, que existem jogadores em dificuldades, mal pagos ou desempregados, há outros que estão bem em situação contrária.
Não se pode por tudo no mesmo saco, as regras têm que ser diferentes para ambos os grupos.
É nesta questão que o Sr. Evangelista se deve bater, porque tal como ele sabe, existem jogadores de futebol e existe o Figo ou o Cristiano Ronaldo…

By Dona Barbatana

Sem comentários: