"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Chinês vs Chinês

A cozinha chinesa é provavelmente das cozinhas étnicas aquela que está à mais tempo entre nós.
Três características que justifiquem esta estadia prolongada, são sem dúvida, o facto de ser, bom, barato e diferente.
Mais têm algumas desvantagens…todos os restaurantes são iguais, as ementa são iguais, a decoração da sala é sempre igual.
Desta forma a forma como escolhemos o nosso preferido, está relacionada com pequenos pormenores, como a simpatia dos empregas ou a qualidade da confecção e apresentação dos pratos.
Este “versus” compara dois restaurantes chineses em Lisboa. Um situa-se ao pé do ISCTE, ao chegarmos à rotunda de Entrecampos, exactamente em frente ao café Cup and Cino. O outro fica no Centro Comercial das Olaias.

Provaram-se os mesmos pratos em ambos os restaurantes. Para começar, "Hóstias de Camarão” e os famosos “Crepes Chineses”, seguido de “Galinha com amêndoas”, “Chop- Suey de Lulas”, “Chop-Suey de Gambas”, “Chop-Suey de Porco”.
A acompanhar, o tradicional “Arroz Chao-Chao” e a terminar, a “Banana Fa-Si”.

Na primeira vez, no chinês de Entrecampos (tomo a liberdade de o baptizar assim), experimentei acompanhar a refeição com um Borba de 2004 e da 2ª vez, acompanhou-se com o JP branco de 2005. No chinês das Olaias, agua foi a bebida que acompanhou a refeição.
Ponto negativo em ambos os restaurantes: O preço dos vinhos é excessivo. No 1º restaurante, o serviço dado ao vinho não é mau. A atenção dispensada ao branco é bem melhor que a dada ao tinto.

Em ambos os restaurantes, o serviço é rápido e eficiente. Mas o restaurante de Entrecampos, ganha alguns pontos ao das Olaias e porquê?

A apresentação da sala é mais cuidada, os empregados mais atenciosos e a comida ligeiramente mais saborosa, as doses são melhores servidas e a sua apresentação mais cuidada.

Os preços, são praticamente os mesmos em ambos os restaurantes. Situando-se o preço médio de refeição entre o 7 e os 8 euros, sem vinho.

By Dona Barbatana

Sem comentários: