"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Aeroporto já!

Em bom tempo o meu colega blogueiro me enviou, via email, um ppt a criticar a escolha da localização da OTA, para o novo Aeroporto Internacional de Lisboa.
Vou ser muito sintético:

- É necessário um novo aeroporto. Já se anda a estudar a sua localização desde 1969;
- As alternativas mais credíveis são a OTA (a norte de Lisboa) e Rio Frio (a sul). A alternativa Poceirão que o eng. Viegas do IST levantou recentemente, de todas é a menos consensual (além de que fica tão longe como a OTA);
- A OTA tem diversos problemas - numa zona de aluvião, ribeiras por todo o lado, algumas colinas em volta, e 50km de distância de Lisboa;
- Mas Rio Frio tem igualmente muitos problemas - é o local onde se encontra o maior aquífero subterrâneo do País, para além de ser um pouso das aves migratórias.

Ou seja, nunca vai haver uma localização consensual. Em termos técnicos. Ou seja, é necessária uma opção política. E foi feita. A OTA.

Foi uma decisão tomada há 2 anos (vou excluir os desenvolvimentos em anteriores governos). Na altura discutiu-se tudo e mais alguma coisa. Até se organizou um evento especial para se explicar os diversos estudos técnicos efectuados. Lembro-me até, nesse dia, do eng. Viegas ter chegado ao final e afirmar, salvo erro: "vinha com muitas dúvidas, mas já estou mais esclarecido". Também não foi ele que teve culpa agora desta polémica, o PSD é que se lembrou no estudo preliminar que ele realizou (e que o Expresso já noticiou).

Já não faz sentido a polémica. É necessário fazer um novo aeroporto. Onde foi decidido, na OTA. E já!

Perdeu-se demasiado tempo, há muitas pessoas convictas noutras alternativas, mas a oposição só quer bloquear, atrasar, empanar, atrapalhar o Governo. Não é perfeito, mas ninguém até agora afirmou categoricamente que há melhor alternativa, tendo em conta todas as variáveis.

mjorey

Sem comentários: