"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Encerramentos Temporários

A ASAE voltou a atacar a semana passada e desta vez num restaurante de luxo, o Clube dos Empresários. O famoso restaurante situado na Av. da República, num edifício vencedor do Prémio Valmor em 1906, esteve de portas encerradas, depois da Inspecção ter encontrada más condições na cozinha e deficiências no congelamento dos alimentos.
Como bom português, a proprietária decidiu não acatar a decisão da ASAE e continuou a aceitar reservas para o restaurante. Obviamente, a ASAE (coitados dos seus agentes que andam fartinhos de trabalhar nos últimos tempos) voltaram a dirigir-se ao local e desta vez selaram a cozinha e encerraram o restaurante, estando a responsável legal pelo espaço considerada arguida. Após uma nova inspecção o restaurante abriu. O Clube dos Empresários foi mandado edificar pela Viscondessa de Valmor, este edifício destinava-se, inicialmente, a habitação plurifamiliar para aluguer. A implantação escolhida pelo arquitecto conferiu-lhe uma notável originalidade em termos de planta, reforçada pela composição decorativa das fachadas, nomeadamente do corpo central, onde se destacam os azulejos e o friso escultórico.

Há uns meses tinha sido o conhecido Galeto. Também na Av. da República, este restaurante, conhecido por funcionar até tarde e ter uns bifes magníficos, não tinha a cozinha nas melhores condições higiénicas e encerrou durante uns dias. Agora parece que tudo está em condições e o restaurante funciona na máxima força.

Estes dois casos dão que pensar, o que será que anda pelas cozinhas dos restaurantes por aí espalhados?
Por gostar de comer fora, mas de comer em qualidade, considero que as inspecções a este nível, devem-se manter e mesmo aumentar.
By Dona Barbatana

Sem comentários: