"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

quinta-feira, 1 de março de 2007

O futuro será diferente?

O post “O esperado aconteceu” recebeu alguns comentários bem interessantes e pertinentes.
Realmente são bastante os elementos do “Correio da Manhã” ou do grupo Cofina, se preferirem, que a Global Notícias foi buscar e já têm os seus futuros cargos bem pensados…Se Marcelino ocupa a direcção do DN, Filomena Martins por sua vez ocupa a direcção do "24 Horas". (sinceramente, nem sei qual o melhor cargo para cada um, populista por populista, venha o diabo e escolha como se costuma dizer).
A verdade é que toda esta mudança abre uma nova hipótese para o “Correio da Manhã”, de se tornar um jornal mais sério e creditado, tendo em conta a equipa que irá encabeçar a direcção. Mas será que vão desistir da fórmula popular, até agora preferida e consequentemente baixarem as vendas? Não me parece. Diz-se que em equipa que ganha não se mexe e aqui o ditado deve-se colocar à linha editorial.

Mas apesar de tudo o “Dona Barbatana” (blog) sabe que o Marcelino irá deixar saudades no “Correio da Manhã”. Ao que parece, sempre foi muito bem visto pelos jornalistas do jornal e é talvez aqui que reside a questão essencial, ou uma das, o sucesso de um jornal. (Esta ideia faz lembrar José Mourinho e não é por acaso que se chama ao Marcelino o Mourinho dos jornais).

Essa é a verdade e acredito que Marcelino poderia bem causar uma debandada na redacção do “Correio da Manhã”, vejamos o que ele fez com os elementos da direcção.
Mas aí o Joaquim Oliveira, também lhe diz “Amigo vai apertando o cinto, que eu ainda tenho uns charutos para comprar hoje” ou de um modo mais sério, solta uma baforada de fumo e diz-lhe olhos nos olhos “Oh Marcelino brinca brinca, mas não abuses”. (Um post, não pode ser sempre 100% sério)

O "DN" não é um mau jornal pelo contrário. Tem um design bastante interessante, capaz de capaz atraentes (a propósito ver a última notícia sobre os prémios ganhos), é de fácil leitura, bastante completo e conta com colunistas bastante interessantes….excluindo claro, o Mário Bettencourt Resende (embora agora tenha andado mais atinado) (Ai não, com tanto despedimento, amigo Mário, já dizia o outro, quem tem cú tem medo) e felizmente o Luís Delgado já não faz as suas aparições, pelo menos com tanta frequência.
Peca, concordo, com o site e esse é um aspecto urgente a remodelar, embora tenha conteúdos interessantes.

Marcelino vai ter dois duros combates pela frente. Primeiro, convencer Joaquim Oliveira da sua faceta popular e transforma o “DN” num jornal, tipo “Correio da Manhã” (o que julgo não fazer sentido, visto que este grupo já possui o “24 Horas”), mas acredito que o Oliveira embarque em qualquer coisa para voltar a subir as vendas e por outro lado, tem que “agarrar”, como quem diz motivar, a redacção do jornal, composta certamente por jornalistas competentes, mas que não atravessam bons tempos (julgo que eles estão assim, desde que começaram a gravar o antigo “Clube Morangos” no mesmo edifício).

Um leitor do blog, perguntava se estes sabiam em que esta equipa demissionário do “Correio da Manhã” se sabia onde ia meter, faz-me lembrar uma conversa que tive há dias, em que me diziam, “Se eu fosse ganhar 10% do que eles vão ganhar…”, em reposta a outro leitor, é natural a preparação das boas-vindas visto que o início das funções dar-se-á durante o mês de Março. Mas não acredito que Marcelino aceite a sugestão de outro leitor do “Dona Barbatana”. Hoje em dia está na moda dar DVD´S ou Cd´s os cromos já passaram de moda, mas penso que Filomena Martins seja capaz de reeditar a famosa colecção do “24 Horas”, o baralho de cartas “Belas e Perigosas”.

By Dona Barbatana

4 comentários:

Anónimo disse...

Para verem a solidariedade da malta do DN com os directores demitidos, é ir ao blog Corta-Fitas e ao Glória Fácil, escrito ambos por jornalistas do DN (Pedro Correia, Francisco Almeida Leite, Duarte Calvão, Fernanda Câncio, João Pedro Henriques, Ana Sá Lopes, etc etc...) são uns amigalhaços...

Anónimo disse...

A última versão que consta por lá é que nada vai mudar (já conseguiram amansar a fera) e o pessoal já anda mais sossegado. Com diz, quem tem cu tem medo, sobretudo se é um cu roliço. Portanto, a ideia é não fazer ondas, low profile, que se não fizerem muito barulho, eles nem dão pelos senhores. O Marcelino ainda tem de comer muito pãozinho para conseguir mudar alguma coisa na avenida. Imagino que o leitor que refere as "boas-vindas" sabe do que fala... Assim, mantendo-se o DN na mesma, a cair, com os mesmos timoneiros, que até agora não fizeram pevide e nunca porão o lugar à disposição, até o Público e o CM agradecem. Quanto à solidariedade dos blogs, é chocante, claro, e os argumentos invocados são muito bacocos. até porque alguns desses amigalhaços são uns ganda moralistas para os outros... Rei morto, rei posto. Venha o próximo!!! Popular ou não, desde que não lhes toque nas benesses, no poderzinho.

Anónimo disse...

É estanha essa falta de solidarieade e até acredito que o JMF, sobretudo, estava à espera de uma palavrinha, de um frenchkiss dos seus amigos socialistas. Que não, caladinhos, caladinhos, que eles já percberam que ao Oliveirinha nem o "patrono" Sócrates mete medo... Assim, cada bloger no seu cantinho, nada de confusões. Mas caro anónimo, além desses nomes que disse há muitos, muitos mais. Uma forma de ganharem na blogosfera o que não ganham em competência.

Anónimo disse...

Mas devemos entender que é natural o apreço pelo director demitido. Ele conseguiu fazer do DN um bom jornal e a posição de alguns jornalistas em relação á sua saída é perfeitamente entendida.