"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

“Correio da Manhã” ou “Oh tempo volta para trás”

O “Correio da Manhã” existe na minha vida desde que me conheço. Recordo-me perfeitamente dos fins-de-semana em criança e do dito jornal colocado ao lado do sofá do meu avô.
Sim, ele era o principal consumista do jornal. Sempre o comprou e desde que se reformou, passou-o a adquirir diariamente.

1º pensamento - (Espera lá, parece que estou aqui a fazer um post saudosista e meloso, dedicado ao Correio da Manhã)

2º pensamento – (Calma, eu não tenho nada haver com o referido jornal, apenas me lembro de um marco histórico, que os leitores irão igualmente recordar)

Para mim o Correio teve o seu apogeu, na altura em que, o seu director da altura, teve uma visão. Porque não colocar uma rapariga desnudada bem no centro revista de Domingo?? Ah pois era, acredito que muitos dos leitores esperavam ansiosamente pelo domingo para ver a dita beldade! Não me lembro de outro jornal assim, foi um marco histórico no jornalismo português.
Tal como um tablóide inglês, conhecido pela sua pág. 3, o Correio tinha, não no inicio, mas no centro a sua “gaja”. Numa primeira página, surgia a menina em foto pequena e com mais roupa, acompanhada sempre, com um grande texto (Quem é que o escreveria?).
Tipos de texto: “Suzane (nome completamente inventado neste instante) estava no hotel x, quando um conhecido fotógrafo passou por ela e daí a ela estar nas págs. Das revistas internacionais foi um pulo.

Ou (os meus favoritos)

Roxanne( foi o que me veio à cabeça) estudante de biologia, sempre se preocupou com animais desde pequenina, quando acabar o curso, quer ir trabalhar na China e ajudar a preservar pandas. (Logicamente, viramos a página e a menina posava com um doce panda, pobre coitado, ás vezes mais pequeno, que os atributos físicos da rapariga).

Existem inúmeros exemplos de tipos de texto. Mas confesso, que não me apetece ir buscar os posters que guardo há anos, num dossier que anda aí por casa.(Não, pensam só que são os camionistas, carpinteiros e mecânicos a tê-los nas paredes dos seus postos de trabalho?!)

Toquei num ponto chave. Eles foram provavelmente a melhor jogada de marketing de sempre, vejamos. Cada poster, tinha o logótipo do jornal. Agora, pensem em quantas carpintarias e oficinas de carro existem pelo país, juntem-lhe os funcionários e os respectivos clientes de cada uma e acho que conseguem fazer uma ideia da quantidade de olhos que por dia, olhava para os posters e consequentemente para o nome do jornal.
Sucedia-se que, um cliente depois de ir buscar o carro à oficina e pagar, antes de se despedir, perguntava sempre, “Olhe desculpe, aquele poster que tem ali, onde o arranjou?"

Hoje em dia, o “Correio da Manhã” é o diário mais lido em Portugal….acho que descobri porquê….já agora, será que vale apena continuar a guardar os posters ou mais vale dá-los ao Marcelino para forrar o seu novo gabinete no DN?
By Dona Barbatana

1 comentário:

Anónimo disse...

Tá visto: o DN vai passar a dar cromos.