"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Vencedores

Ontem conclui-se mais uma jornada europeia e os clubes portugueses estão de parabéns.
Entre os três clubes portugueses ainda presentes nas competições europeias, Braga, Benfica e Porto, se os tivesse que colocar num pódio, este ficaria assim composto: 1º Lugar - S.C. Braga, 2º Lugar – S.L. Benfica e 3º - F.C. Porto.
A questão é simples. Na minha opinião o Braga e o Porto tinham, o Porto ainda têm, a tarefa mais difícil, o Braga defrontava o Parma e o Porto o Chelsea.
O Braga fez dois grandes jogos e com eles consegui ultrapassar a equipa italiana. Em casa, fez o mais difícil, marcar e não sofrer e saiu-se vitorioso por 1-0. Percebe-se que a aposta da equipa italiana é de facto retomar a boa forma no seu campeonato nacional, mas isso não tira o mérito à equipa nortenha. Ontem, estreia-se Jorge Costa no comando do banco da equipa bracarense e as sãs instruções mostraram-se correctas. A equipa aguentou as ofensivas italianas, contra atacou e mesmo com menos um jogador, Frechaut, chegou ao golo e sai de Itália vitorioso. É a 2ª vez na história do clube que chega aos oitavos de final.

O Porto fez um bom jogo. Aproveita a desvantagem defensiva da defesa inglesa, Terry estava a ser assistido e marca por Raul Meireles. Mourinho, tira um coelho da cartola, coloca Robben em campo, que passado 4 minutos assiste Shevchenko que remata cruzado para o fundo da baliza de Helton. O Porto merecia mais e fez tudo para contrariar o quase “anti-jogo” do Chelsea que não fez mais do que aguentar o empate.
Daqui a 15 dias, o encontro em Stanford Bridge é decisivo. O Chelsea leva vantagem, mas nada está perdido e o Porto se fizer um grande jogo ainda pode ultrapassar a eliminatória.

Dos três, o Benfica foi aquele que fez o que tinha a fazer. Era quase impensável, não vencermos o Dínamo. Fomos claramente melhores em casa e daí a vitória clara, com um golo que tardou a aparecer. Ontem fez uma 1ª parte apagada. Fernando Santos coloca Derlei por vez de Nuno Gomes, o que mostro uma opção errada. Derlei foi uma nódoa, uma peça em campo que nada fez, para além de figura de corpo presente. Sofremos um golo, era de esperar, tanto era a nossa ineficácia, como uma mau jogo que estávamos a fazer.
A 2ª parte foi diferente, entramos de rompante, marcamos um golo nos primeiros minutos e a partir daí o jogo foi claramente nosso. Deixando a promessa do treinador romeno, provocar um terramoto em Lisboa, no centro da sua terra.

Por terras lusitanos, a 19ª jornada está ai. Hoje ás 20h 00 o Sporting recebe o Desportivo das Aves, o Porto no domingo vai a Aveiro, para defrontar o Beira-Mar e o Benfica recebe na 2ª feira o Paços de Ferreira.
Vamos ver o que nos espera!

By Dona Barbatana

Sem comentários: