"é o suco dessa iguaria, suco da barbatana de uma língua que cruzou os mares" - pois é caro Horacio Costa, mas aqui não é o Saramago...

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Bem Vindo



Quando colocamos a palavra “barbatana” no Google, surgem cerca de 130.000 resultados numa pesquisa que demora 0,02 segundos.

Como seria de esperar aparece sempre tudo , o que menos queremos. Desde escolas de mergulho, a inúmeras espécies de peixes que habitam por esses Oceanários do mundo inteiro ou ainda, como fiquei a saber, parece que existe um modem duma conhecida operadora de Internet de banda larga, que tem a forma de barbatana.
Mas houve algo que prendeu a minha atenção. Ao que parece o povo Chinês quando pretende celebrar um acontecimento, recorre à Mesa e o Prato escolhido para estas refeições é, a Sopa de Barbatana de Tubarão. A bebida com que regam este manjar, não sei qual é, mas podia ser um bom Vinho Português.

Quando estamos a frequentar uma Licenciatura na área das Letras e temos que escrever um artigo, o seleccionar das palavras-chave é obrigatório e aqui estão elas: Chinês, Mesa, Prato e Vinho.

Passo explicar o Dona Barbatana é tudo isto. Quando vão jantar ou almoçar a um restaurante com amigos ou colegas, de que falam?...Aí está, são essas conversas e outras que vão puder encontrar no Dona Barbatana.
Podem existir comentários políticos (Chinês), quem não se lembra da visita do nosso primeiro à China, podem existir crítica a restaurantes, sugestões gourmet ou troca de receitas culinárias (Prato), claro, que associado a um bom prato tem que estar associado um bom vinho e pretendemos neste espaço, apresentar novos vinhos, comentários a provas ou apenas associar alguns vinhos a pratos da nossa gastronomia (Vinho). Falta-nos a (Mesa) que diz respeito a todos os outros tipos de conversa que poderemos ter no Dona Barbatana.

Estão convidados a viajar por este nosso espaço, que pretendemos, que vos divirta e dê conselhos úteis.

Já agora e porque não podia deixar de falar na Cozinha Chinesa e na Sopa de Barbatana de Tubarão, ficamos a saber que esta Cozinha se divide em quatro regiões e este tipo de sopa encontramo-la em Cantão. Quando a dinastia Ming foi derrubada em 1644, muita gente resolveu ir para o sul da China, inclusive os famosos cozinheiros de Pequim! Hoje, os cozinheiros cantoneses têm o hábito de preparar pratos coloridos e bastante diversificados. A terminar, mais duas curiosidades, a barbatana de tubarão tem prioridades afrodisíacas, mas, e tem sempre que haver um mas, pode chegar ao consumidor final, com um preço a rondar os 750 dólares por quilo.

Sem comentários: